quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Acordando e retomando

Olá a todos. Depois de muito tempo sem escrever decidi que vou voltar a expressar minhas opiniões e tentar mostrar alguns fatos e textos interessantes no mundo da dança e cultura.
Depois de 10 anos de carreira eu ainda fico com a sensação que ainda não sai da 1ª aula de dança. Tantas novidades, tanta coisa antiga, tantas opiniões... Temos que ter consciencia que por mais que saibamos ainda não temos o direito de nos intitularmos senhoras da verdade. Com essa consciencia minha maior meta é saber o maximo que puder e passar tudo o que sei com minha visão a respeito do assunto. Bem vamos lá temos muito o que fazer. aguardo vcs nas proximas postagens.

domingo, 28 de outubro de 2012

As nossas deusas na dança...

Bem, as minhas queridas alunas conhecem de tanto eu falar em sala de aula das grandes bailarinas das decadas de 40, 50 e 60. Pensei bem e por que não reforçar tudo isso com a estoria de cada uma delas? A partir desta semana estarei fazendo pesquisas e colocarei aqui para estudo as nossas belas deusas. Como sempre aceito sugestões para os textos. Estarei iniciando com Taheya Carioca. Ate breve

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Versatilidade

Publicado em 26/02/2009
O que fazer para não ser repetitiva??  Todas temos um estilo propiro independente da professora. Como fazer com que nossas apresentações não sejam massantes? Como por exemplo, ouvir de alguem que nos assiste "ai la vem ela de novo com essa musica..." realmente muito desagradavel. Não é facil fazer todos os cursos para cada acessorio, criar coreografias,  ter tempo para ensaiar... Mas acho que temos como obrigação se temos alunas para ensinar. Pinceladas em todos os estilos servem para você saber do que se trata mas se aprofundar eu particularmente acho necessario. Sejam tambem os estilos tribal, classica, folclorica proncipalmente fusão, que nos ultimos tempos são mais confusões do que fusões, temos sim que estudar para não ficarmos limitadas. Logicamente que não vão ser todas as apresentações que conseguiremos mostrar a habilidade nos mais variados estilos mas com certeza vai haver o momento de aplicar o nosso aprendizado. Nos que somos profissionais sabemos que aprender são todos os dias e ensinar é nosso maior prazer. Apaixonadas pela dança e cultura sentem esta necessidade, a de espalhar por todo Universo a magia.

Ola a todos

Bem sou uma pessoa que não consegue ficar calada... Tenho minha opinião formada e as vezes ate posso ter o ponto de vista modificado mas o conteudo de quem eu sou e do meu trabalho com certeza isso não ira se alterar. Alguns de vocês sabem que tinham um blog anterior a este e que por ter sido hakeado eu exclui as postagens mas vou reeditar e publicar novamente. Impressões, opiniões, revoltas e agradecimentos serão aqui colocados para quem segue e os visitantes. Um beijo no coração de todos...

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Estudar pra que não é????

Olha o cenario da dança, das artes, dos ciganos e de toda profissão que o ego fala mais alto, sim porque ultimamente não é a qualidade do profissional e sim a popularidade que ele tem que interessa, que da ibope e que se vale a pena unir. AI AI AI. Me irrita num grau absurdo a postura de varias pessoas em relação a cultura e a arte em si. Porque temos que ter aulas disso e daquilo... Porque ter tantas alunas para o evento de fim de ano é bom para mostrar para a "amiga" que o studio esta cheio e que se é uma ooooooooooootema mestra... Porque temos que usar o modelito do atelier tal para fazer raiva nas coleguinhas... Porque tem que mandar mensagem no mural daquela bailarina famosa pra todos verem que vc tem amizade... Porque se tem que exigir de alunas e aos espectadores de suas festas comprem seus convites com antecedencia para que vc não tenha que por a mão no bolso e pagar as despesas do evento... Tem que ser de sangue para dançar e "vestir a camisa" de uma cultura seja de qual etnia for... Porque dançar "qualquer coisa" e ter um corpo bonito vale... Porque ter nome é o principal... Ah quantas exigencias... E aquela conversa la no inicio de que para se dançar bastava ter a vontade, para dançar não tem idade, não tem que ser magra, é so ter a alma livre. É uma contradição atras da outra. O que eu acho que se precisa com urgencia é se ter coragem de dizer na cara de varias pessoas você precisa estudar mais, você precisa se expor menos, você precisa prestar mais atenção na sua conduta e nas conduta das pessoas que estão com você, se precisar de alguem para te ajudar peça pois não é vergonha, não queira estar no lugar da sua professora, respeite a pessoa que dispõe de tempo para lhe ensinar muito, respeite seus colegas. Ando tão farta de tanta coisa que nestes ultimos 3 anos tenho visto praticamente todos os dias. Acho que podemos por uma calça legging, um cinto de quadril e um top e dançar musicas pop por ai que já esta bom. Estudar, se dedicar, se empenhar pra que não é...

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Shabbi

No ano passado aqui em São Paulo, no Festival da Luxor(FIEL)tive a oportunidade de conhecer e desfrutar de aulas do Mestre Amir Thaleb e em uma de suas aulas ela falou de Shabbi. Adorei o estilo solto, divertido de dançar mas, como o tempo não é tão longo assim nas aulas fiquei muito interessada e comecei a vasculhar por ai o que realmente seria. Para variar muita informação desencontrada, um fala isso o outro aquilo e me deparei com este texto maravilhoso e esclarecedor e quero compartilhar com vocês.
http://assacerdothisas.blogspot.com/2012/02/o-que-e-shaabi-como-uma-palavra-shaabi.html

Divirtam-se

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

BALADI

Iniciamos os posts sobre ritmos e estilos com o Baladi.

Vamos esclarecer algumas coisinhas antes... Aqui é uma impressão minha. Lendo varios posts a respeito do assunto e alguma experiencia em aula fiz um resumo e vou expor aqui para vcs ok.

Abaixo algumas apresentações...




Maravilhoso não... Bem vamos lá. O baladi, como o prorpio nome diz, é o que fala da terra, da patria, da raiz... Um ritmo onde o menos é mais, como na maioria dos casos em dança do ventre. O simples é fantastico em execuções deste ritmo. As roupas tambem não tem tanto brilho, salvo logicamente em shows. A marcação deste ritmo fica assim
   DUM DUM TA KA TA DUM TA KA TA

Vejam na pratica esta marcação no derbake


As movimentações estão nos redondos, oitos e marcações de quadril.Hoje temos o baladi moderno tambem que deixa o ritmo digamos menos "pé no chão". Tradicionalmente a dança é feita com os pés firmes e movimentos precisos. Como todo bom folclore a dança é solta, gostosa mesmo. Fifi Abdo mostra isso com muita transparencia. Vendo apresentações dela temos a certeza que é simples e solta. Temos no baladi a possibilidade de "brincarmos" com os movimentos, o publico, consigo mesma.

Aqui Saida fala do ritmo e os movimentos que cabem ali


Amo esse ritmo mas ainda não me atrevi a dança um tradicional baladi por causa das minhas "pontas" rs. Preciso por o pézinho mais no chão para mostrar um bom baladi. Enquanto isso arrisco no baladi moderno. Duvidas, sugestões coerentes e perguntas são muito bemvindas.

Ai minha apresentação do moderno na Inauguração do Estudio Hadarah Hayal em agosto de 2011.

Bjs ate mais

Ja terminou? Nossa nem vi passar.

O mes de janeiro ja esta acabando e parece que ouço ainda os fogos do dia 1º. Incrivel como, quando nossa cabeça tem 1 milhão de coisas para organizar as horas parecem minutos. Este ano começou e já estamos nos preparando pro Carnaval. Logico, o Brasil mesmo só consegue raciocinar entre os meses de fevereiro e novembro. Incrivel esta capacidade de abandonarmos 2 meses do ano somente por causa da festas e ferias. A vida em si não tira ferias e nem tem calendario. Precisamos viver intensamente cada dia e fazer com que seja melhor do que ontem. Todo ser humano merece mesmo alguns dias "desligado" de tudo para reorganizar gavetas e armarios internos mas, 2 meses somente porque tudo é festa, e precisamos comer e beber exageradamente ai ai. Bem deixando isso de lado vamos ao que ja tinha prometido. Hoje começo a postar assuntos especificos como folclore, instrumentos, roupas, comportamento e algumas indicações para livros e textos sobre cultura de uma maneira geral. Falaremos sobre as 2 culturas, arabe e cigana, como ja disse, desde a dança ate um pouco da historia. Para os criticos de plantão já aviso que sou sim de familia cigana, foi descoberto recentemente que tenho descendencia então toda a paixão por esta arte durante os ultimos tempos não era a toa. Vamos iniciar com o baladi que tanto gosto. Estarei recolhendo alguns videos e a postagem deve ir ao ar ainda hoje. Beijos a todos

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Vou começar... Ai hoje não vou...

No primeiro dia de aulas deste ano vamos falar de como fazer para não perder o entusiasmo. Todas as pessoas que iniciam ou uma atividade fisica ou mesmo as aulas de dança precisam de um incentivo para não desistir quando chove, quando faz frio, quando faz calor ou ate mesmo quando a preguiça da segunda bate. Quando iniciei as aulas, e como alguma de vocês já sabem, tinha o tempo livre e ja estava no lacal antes por causa das aulas de ballet da minha filha então, era impossivel faltar e mesmo que tivesse algum imprevisto fazia com que estivessemos no Teatro Municipal no horario. A busca por algo em alguns casos, é eterna então não faça das suas tão esperadas aulas algo de distante. Iniciar as aulas com o pensamento de "Ah vou ver se gosto" geralmente acarreta o fim repentino do seu tão esperado sonho. Abra seu coração e sua cabeça e se entregue as horas semanais de aula e aproveite cada segundo. Se conheça melhor, saiba do que você é capaz, não desista. Nunca diga "não posso", "ah isso não sei fazer", "no seu corpo fica facil mas no meu nunca vai sair". Estude, assista quantos videos você aguentar, ouça musica, se permita dançar. Posso garantir que a experiencia sera inesquecivel e o entusiasmo sempre estara com você a cada semana.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Ufaaa mais um ano e quanta coisa pra contar...

Pra começar peço deculpas pelo tempo de ausencia. A unica coisa que consegui fazer durante estes ultimos meses na net foi atualizar meu facebook e excluir meu orkut mas ideias e assuntos não faltaram, só não deu tempo de escrever. Prometo tentar lembrar de tudo. No ano passado ja passei por aqui e deixei a mesagem dizendo que so tinha mesmo que agradecer e que 2011 fosse cheio de bençãos e não é que pasou um anjo e disse AMEM. Este ano foi algo de especial, extremamente positivo, extremamente revelador e deliciosamente produtivo. Parcerias que foram surpresas, como o convite da Cléo para a parceria na festa de encerramento, a Cia criando laços e trazendo um pouco mais de lucidez para algumas mulheres que acharam na Dança do Ventre a forma de viver bem. O convite oficial para estar na Comunidade Tsara Romai... Contato com profissionais maravilhosos, surpresas em relação a minha raiz, bem que na realidade não era surpresa... A estrutura do Projeto da Secretaria de Turismo de Santos na Linha Conheça Santos, o evento da Giuliana Scorza que foi uma lição para varios profissionais que Sim, se tem possibilidade de dar aulas em um preço maravilhoso para aprendermos. A FIEL deste ano que foi extraordinariamente fantastico.O inicio das aulas no espaço das minhas queridas Hadarah Hayal e Dani Murad. Minha familia unida, meus amigos de verdade muito perto. Gente que veio e que foi sem deixar marcas mas que deixaram lições... Ai foi extremamente magico. Talvez o mais magico foi meu aniversario ao lado do querido Tony Mouzayek. Emfim tantas coisas maravilhosas o que eu posso esperar de 2012 senão coisas maravilhosas. Agradeço a Deus a Santa Sarah e a Iemanjá por todas as bençãos em minha vida e por ter a felicidade de poder passar energias positivas para todos que estão perto de mim. Tem muito assunto ainda pela frente mil beijos coloridos e rebolativos kk

domingo, 23 de outubro de 2011

Mais uma alegria em 2011

Realmente não tenho o que reclamar, 2011 esta sendo um ano abençoado. Amigos novos, revelações, conquistas, trabalho, reconhecimento... Muita coisa boa Graças a Deus. E para encerrar com chave de ouro vai acontecer a 1ª parceria em evento da Cia de Danças Abadi. Tsara Lua Bonita e Cia de Danças Abadi convidam a todos. Você não pode perder

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

1ª Noite Arabe Cia Abadi

Esta chegando a 1ª grande reunião da Cia de Danças Abadi. Estou super feliz com o resultado de 2 anos de insistencia no tema "união". Varias cabeças pensantes na dança estão se reunindo justamente para acabarmos com essa patifaria de "eu sou a melhor", "eu tenho a verdade absoluta" , "so eu sei a roupa certa, a musica certa".  Bem nesta festa que acontecera dia 24 de setembro no Buffet e Studio Samia Assaf, teremos algumas de minhas alunas fazendo sua estreia como bailarinas e outras que vão dançar pelo prazer e pelo amor a arte. Aguardem que ate o fim deste ano a Cia ainda terá novidades. Se você mora na Baixada o jantar será em São Vicente e os convites são limitados. Entre em contato e venha se deliciar com a culinaria arabe e muita dança. Tel  13 38777664 com Sahira.

domingo, 7 de agosto de 2011

Sempre aprendendo.

Estou passando por um momento na minha vida em que todos os dias podem ser considerados como verdadeiras bençãos. Novos projetos, novos amigos, novas experiencias... Tenho comigo que nada acontece por acaso, ou tinha que acontecer, ou você fez por merecer aquele instante. Hoje abriu-se uma janela nova, uma nova possibilidade de crescimento interno e algumas perguntas ecoam em mim, O que estou fazendo para meu futuro? O que vou dizer ao meu reflexo no espelho daqui alguns anos?  O que produzi, criei, modifiquei em mim, para mim ou para quem esta a minha volta? Este ano esta sendo maravilhoso para mim e a cada dia que passa tenho a sensação que coloquei mais uma pedra na edificação da minha historia. Insisto em dizer que tenho um foco e nada vai me tirar da meta que programei conquistar. Olhar para os lados é necessario porem o que não dá pra deixar são meus sonhos. Independentemente do meu jeito não posso me estacionar por causa de outras pessoas, outros obstaculos. Meu trabalho tem sido muito satisfatorio do meu ponto de vista, minha missão esta sendo cumprida e estou aprendendo muito. Estou feliz, e você??

sábado, 23 de julho de 2011

Muito feliz.

Parece que agora vai. Ja faz algum tempo que venho tentando fazer com que profissionais da dança se unam e trabalhem sempre pelo saudavel. Não foi a toa que criei a Cia de Danças Abadi. Uma Cia que tem como proposta unir profissionais de qualquer escola, ou mesmo modalidade de dança não so na Baixada Santista mas, por todo Brasil. Tenho companheiras que ate gostaram da proposta mas... Enfim sobe recentemente que existem porfissionais que estão tão preocupadas quanto eu em relação a etica, legislação, direitos, deveres e a união de todos que tratam a arte com seriedade não com vaidade. Eventos onde todos dançam, vão para casa e fica por isso mesmo tem em toda esquina, toda semana. Quero ver e levantar a bandeira por "TODOS", não se preocupar com o prorpio umbigo e querer mostrar para os outros que fazem eventos, que tem "amigos". Bem Graças a Deus essas agora são minoria. Vamos trabalhar para qualidade em eventos, bom senso e etica. Quer conhecer mais a respeito a Cia de Danças Abadi. Entre em contato peça a proposta. Existimos desde 19 de setembro de 2009.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Um site para você navegar

A pouco tempo atras, em pesquisas pela internet achei um site super interessante. Direto, dinamico, informatico... Navegando por Santos traz todas as informações da Baixada Santista. Estou muito feliz pela parceria. Visite você tambem o site http://www.navegandoporsantos.com.br/

terça-feira, 5 de julho de 2011

Mudei de ideia

Bem meninas. Havia deixado aqui no blog que iria colocar os textos antigos do blog que havia sido hakeado. Bem acredito não ter necessidade. Alguns irei reescrever e postar aqui para vocês ok. Mil beijinhos

sexta-feira, 1 de julho de 2011

REVISTA SHIMMIE

Agora em Santos temos a oportunidade de adquirir um material fantastico para bailarinas e professoras na arte da dança em geral. Estamos na 5ª edição e nesta você adquiri o novo cd de Tony Layoun. Peça a sua. Tenho todos os numeros disponiveis. Ligue  e reserve ja a sua 13 38777664

terça-feira, 28 de junho de 2011

Em 2008... Bailarinas, dançarinas ou deusas...

quarta, 17 de dezembro de 2008
Somos apaixonadas pela arte. Quem se propoe a fazer parte deste universo que é magico, é com certeza privilegiada. Temos nossa feminilidade aflorada e a sensibilidade a flor da pele. O estudo é óbvio que passa a ser necessidade mas, a entrega da alma na hora da dança é algo inexplicavel. Iniciei hoje aqui o mesmo trabalho que tenho no meu site e gostaria muito da opinião de pessoas ligadas a esta arte. Conto com vocês...
Postado por Sahira Ma Ajniha às 18:22
Crys Eda Tribal Belly Dance disse...
Olá estava navegando em alguns blogs, e entrei aqui no seu, e vi o seu primeiro post aqui nesse blog, espero realmente que você tenha muito sucesso com ele, o importante de um blog é sempre expor tudo aquilo que sentimos, sucesso pra você!, ha aproveitei e adicionei o seu blog no meu blog, claro né blogs que tem qualidade sempre ira aparecer no meu!
Bjs e uma otima semana
21 de dezembro de 2008 01:27

Arrumando a casa.

Queridos amigos. Alguns de vocês estavam no meu outro blog que havia sido hakeado no ano passado e lá existiam alguns textos que foram aparagados. Muito bem estou transferindo aos poucos todos eles para cá. Vou fazer a transferencia aos poucos ok. Bjs e até mais

terça-feira, 21 de junho de 2011

Agora arruma outra desculpa

Bem, depois de quase dois anos eis que agora tenho drt.
Feliz, realizada, orgulhosa?? Não. Tranquila em saber que não me falta mais nada para ser "reconhecida" como dançarina. Sim, segundo o Sindicato DANÇARINA. Sei que daqui para frente alguns fatos irão mudar e, o que me deixa feliz mesmo e poder trabalhar como professora e diretora da Cia de Danças Abadi sem maiores cobranças. As pessoas que me conhecem mais de perto sabem que, a opinião de terceiros nunca me incomodou, mesmo porque se tivesse escutado algumas destas opiniões ja teria largado a dança tem tempo. Como ja disse este nº é apenas mais um dos outros tantos que carregamos como por exemplo, cic, rg, inss... Mais um documento que agora é o que me classifica no meio artistico rs.