quarta-feira, 26 de setembro de 2012
Estudar pra que não é????
Olha o cenario da dança, das artes, dos ciganos e de toda profissão que o ego fala mais alto, sim porque ultimamente não é a qualidade do profissional e sim a popularidade que ele tem que interessa, que da ibope e que se vale a pena unir. AI AI AI. Me irrita num grau absurdo a postura de varias pessoas em relação a cultura e a arte em si. Porque temos que ter aulas disso e daquilo... Porque ter tantas alunas para o evento de fim de ano é bom para mostrar para a "amiga" que o studio esta cheio e que se é uma ooooooooooootema mestra... Porque temos que usar o modelito do atelier tal para fazer raiva nas coleguinhas... Porque tem que mandar mensagem no mural daquela bailarina famosa pra todos verem que vc tem amizade... Porque se tem que exigir de alunas e aos espectadores de suas festas comprem seus convites com antecedencia para que vc não tenha que por a mão no bolso e pagar as despesas do evento... Tem que ser de sangue para dançar e "vestir a camisa" de uma cultura seja de qual etnia for... Porque dançar "qualquer coisa" e ter um corpo bonito vale... Porque ter nome é o principal... Ah quantas exigencias... E aquela conversa la no inicio de que para se dançar bastava ter a vontade, para dançar não tem idade, não tem que ser magra, é so ter a alma livre. É uma contradição atras da outra. O que eu acho que se precisa com urgencia é se ter coragem de dizer na cara de varias pessoas você precisa estudar mais, você precisa se expor menos, você precisa prestar mais atenção na sua conduta e nas conduta das pessoas que estão com você, se precisar de alguem para te ajudar peça pois não é vergonha, não queira estar no lugar da sua professora, respeite a pessoa que dispõe de tempo para lhe ensinar muito, respeite seus colegas. Ando tão farta de tanta coisa que nestes ultimos 3 anos tenho visto praticamente todos os dias. Acho que podemos por uma calça legging, um cinto de quadril e um top e dançar musicas pop por ai que já esta bom. Estudar, se dedicar, se empenhar pra que não é...
sábado, 25 de fevereiro de 2012
Shabbi
No ano passado aqui em São Paulo, no Festival da Luxor(FIEL)tive a oportunidade de conhecer e desfrutar de aulas do Mestre Amir Thaleb e em uma de suas aulas ela falou de Shabbi. Adorei o estilo solto, divertido de dançar mas, como o tempo não é tão longo assim nas aulas fiquei muito interessada e comecei a vasculhar por ai o que realmente seria. Para variar muita informação desencontrada, um fala isso o outro aquilo e me deparei com este texto maravilhoso e esclarecedor e quero compartilhar com vocês.
http://assacerdothisas.blogspot.com/2012/02/o-que-e-shaabi-como-uma-palavra-shaabi.html
Divirtam-se
http://assacerdothisas.blogspot.com/2012/02/o-que-e-shaabi-como-uma-palavra-shaabi.html
Divirtam-se
segunda-feira, 30 de janeiro de 2012
BALADI
Iniciamos os posts sobre ritmos e estilos com o Baladi.
Vamos esclarecer algumas coisinhas antes... Aqui é uma impressão minha. Lendo varios posts a respeito do assunto e alguma experiencia em aula fiz um resumo e vou expor aqui para vcs ok.
Abaixo algumas apresentações...
Vamos esclarecer algumas coisinhas antes... Aqui é uma impressão minha. Lendo varios posts a respeito do assunto e alguma experiencia em aula fiz um resumo e vou expor aqui para vcs ok.
Abaixo algumas apresentações...
Maravilhoso não... Bem vamos lá. O baladi, como o prorpio nome diz, é o que fala da terra, da patria, da raiz... Um ritmo onde o menos é mais, como na maioria dos casos em dança do ventre. O simples é fantastico em execuções deste ritmo. As roupas tambem não tem tanto brilho, salvo logicamente em shows. A marcação deste ritmo fica assim
DUM DUM TA KA TA DUM TA KA TA
Vejam na pratica esta marcação no derbake
As movimentações estão nos redondos, oitos e marcações de quadril.Hoje temos o baladi moderno tambem que deixa o ritmo digamos menos "pé no chão". Tradicionalmente a dança é feita com os pés firmes e movimentos precisos. Como todo bom folclore a dança é solta, gostosa mesmo. Fifi Abdo mostra isso com muita transparencia. Vendo apresentações dela temos a certeza que é simples e solta. Temos no baladi a possibilidade de "brincarmos" com os movimentos, o publico, consigo mesma.
Aqui Saida fala do ritmo e os movimentos que cabem ali
Amo esse ritmo mas ainda não me atrevi a dança um tradicional baladi por causa das minhas "pontas" rs. Preciso por o pézinho mais no chão para mostrar um bom baladi. Enquanto isso arrisco no baladi moderno. Duvidas, sugestões coerentes e perguntas são muito bemvindas.
Ai minha apresentação do moderno na Inauguração do Estudio Hadarah Hayal em agosto de 2011.
Bjs ate mais
Ja terminou? Nossa nem vi passar.
O mes de janeiro ja esta acabando e parece que ouço ainda os fogos do dia 1º. Incrivel como, quando nossa cabeça tem 1 milhão de coisas para organizar as horas parecem minutos. Este ano começou e já estamos nos preparando pro Carnaval. Logico, o Brasil mesmo só consegue raciocinar entre os meses de fevereiro e novembro. Incrivel esta capacidade de abandonarmos 2 meses do ano somente por causa da festas e ferias. A vida em si não tira ferias e nem tem calendario. Precisamos viver intensamente cada dia e fazer com que seja melhor do que ontem. Todo ser humano merece mesmo alguns dias "desligado" de tudo para reorganizar gavetas e armarios internos mas, 2 meses somente porque tudo é festa, e precisamos comer e beber exageradamente ai ai. Bem deixando isso de lado vamos ao que ja tinha prometido. Hoje começo a postar assuntos especificos como folclore, instrumentos, roupas, comportamento e algumas indicações para livros e textos sobre cultura de uma maneira geral. Falaremos sobre as 2 culturas, arabe e cigana, como ja disse, desde a dança ate um pouco da historia. Para os criticos de plantão já aviso que sou sim de familia cigana, foi descoberto recentemente que tenho descendencia então toda a paixão por esta arte durante os ultimos tempos não era a toa. Vamos iniciar com o baladi que tanto gosto. Estarei recolhendo alguns videos e a postagem deve ir ao ar ainda hoje. Beijos a todos
Assinar:
Postagens (Atom)