Vamos esclarecer algumas coisinhas antes... Aqui é uma impressão minha. Lendo varios posts a respeito do assunto e alguma experiencia em aula fiz um resumo e vou expor aqui para vcs ok.
Abaixo algumas apresentações...
Maravilhoso não... Bem vamos lá. O baladi, como o prorpio nome diz, é o que fala da terra, da patria, da raiz... Um ritmo onde o menos é mais, como na maioria dos casos em dança do ventre. O simples é fantastico em execuções deste ritmo. As roupas tambem não tem tanto brilho, salvo logicamente em shows. A marcação deste ritmo fica assim
DUM DUM TA KA TA DUM TA KA TA
Vejam na pratica esta marcação no derbake
As movimentações estão nos redondos, oitos e marcações de quadril.Hoje temos o baladi moderno tambem que deixa o ritmo digamos menos "pé no chão". Tradicionalmente a dança é feita com os pés firmes e movimentos precisos. Como todo bom folclore a dança é solta, gostosa mesmo. Fifi Abdo mostra isso com muita transparencia. Vendo apresentações dela temos a certeza que é simples e solta. Temos no baladi a possibilidade de "brincarmos" com os movimentos, o publico, consigo mesma.
Aqui Saida fala do ritmo e os movimentos que cabem ali
Amo esse ritmo mas ainda não me atrevi a dança um tradicional baladi por causa das minhas "pontas" rs. Preciso por o pézinho mais no chão para mostrar um bom baladi. Enquanto isso arrisco no baladi moderno. Duvidas, sugestões coerentes e perguntas são muito bemvindas.
Ai minha apresentação do moderno na Inauguração do Estudio Hadarah Hayal em agosto de 2011.
Bjs ate mais